terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cidadania e Respeito ao próximo

Quando decidi que está mais do que na hora de entrar em forma com dieta e exercícios físicos, entendi que precisaria ser um pouco egoísta (quem é mãe entende bem o que isso significa) pra cuidar de mim e até sacrificar um pouco o meu sono (afinal acordo às 5h da manhã todos os dias pra poder malhar). Porém, esse egoísmo acaba por aí!

Desde que engravidei, procuro pensar mais nas pessoas ao meu redor e nos exemplos que dou ao meu filho, afinal quero que ele seja um bom cidadão e para isso preciso lhe mostrar como é importante respeitar as pessoas, inclusive, e talvés principalmente, as que não conhecemos (porque fazer o bem pelas pessoas que gostamos é fácil!).

Toda essa introdução para contar o que aconteceu agora cedo, quando eu estava a caminho do trabalho: parei diante uma faixa de pedestres para deixar algumas pessoas que estavam esperando para atravesar a rua. O motorista do carro de trás buzinou, me ultrapassou, me xingou e quase atropela as pessoas que estavam atravessando?!

Pra que isso?!!! O que acontece com as pessoas?!

Eu falei do meu egoísmo pessoal (neste momento) para comparar com esta situação; será que não é muito egoísmo daquele sujeito não pensar nas outras pessoas?! Em algum momento da vida, ele já deve ter precisado atravesar uma rua a pé, mas esquece disso assim que entra no carro? Que exemplo essa pessoa é para seus filhos?
FALTA DE RESPEITO! FALTA DE CIDADANIA!

2 comentários:

  1. É verdade Paula!

    Está faltando caridade, generosidade, solidariedade, educação nesse nosso mundo.

    Com a modernidade as pessoas adotam um estilo de vida tendo a falsa impressão de que são auto-suficientes, que nunca vão precisar uns dos outros e em hipótese alguma admitem se colocar no lugar do outro.

    Eu canso de dar passagem para outros veículos em cruzamentos, e quando chega a minha vez não é nada fácil encontrar um “filho de Deus”, que me permita entrar na confluência do trânsito...

    É a educação do TER em detrimento do SER. Ninguém mais se preocupa com o SER humano.

    Hoje, meus filhos, uma de 13 e outro de 11 anos, já muito acostumados com REGRAS e LIMITES, me perguntaram assim: “- Mãe, porque aqueles alunos da USP não são expulsos?” E eu sinceramente não soube responder, parece que as pessoas não respondem por seus atos, e nem se preocupam mais com eventuais conseqüências, pois acreditam mesmo que não haverá nenhuma...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Edamoa. Estas pessoas que estão tumultuando a USP não tem limite e não respeitam regra nenhuma, pq, como vc disse, não se preocuparem com eventuais consequências pq sabem que seus atos não terão consequências. Este é o país em que vivemos!!

    De qq forma, eu coloco regras e limites para o meu filho desde que ele era bebê, pq acredito que é importante viver com disciplina e aprendendo que há regras e limites para tudo na vida.

    ResponderExcluir